A HISTÓRIA DA ESCOLA ADELAIDE KONDER
- Gremio Estudantil

- 7 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Escrito pelo estudante Henrique de Souza
Para contar a história de nossa querida escola, vamos dividir sua história em várias partes, quantas forem necessária, para que todo os detalhes do passado, do presente e do fututo seja eternezida nessas páginas. Convido a você leitor, fazer uma incrivel viajem no tempo, onde tudo começou...

A Escola Estadual de Educação Básica Adelaide Konder é uma das mais prestigiadas escolas do município de Navegantes. Inaugurada em 1979, ela carrega muita história e curiosidades, nessa página iremos conhecer um pouco mais sobre o colégio.
Os primeiros registros datam de 1952, na época a escola ganhava o nome de Escola Reunida Adelaide Konder. Em 1973 Maria dos Santos Severino, cidadã de Itajaí, junto com o Governo do Estado de Santa Catarina declararam o terreno para a construção da escola. A principio a escola funcionava em um prédio de madeira onde integrava quatro salas, destinadas para as Séries Iniciais.

Foi em 1975 que a escola sofreu reformas, foram inseridos mais salas, carteiras, quadros, armários, estantes, novas pinturas nas salas e em volta do prédio foi construída uma cerca de madeira. Na escola já havia o funcionamento do MANOBRAL, uma metodologia que visava desenvolver habilidades de leitura, escrita e cálculo, o programa foi extinto em 1985 e substituído pelo Projeto Educar. Nesse período a população aproximada de navegantes era de 3000 habitantes.

A partir de 1976 a direção da Escola Reunida Adelaide Konder lutou para a construção da 5ª a 8ª série do 1º grau. A Sessão Plenária concede a autorização para o funcionamento da 5ª a 8ª série em 22 de dezembro de 1975. Em 08 de março de 1976, o colégio passa de Escola Reunida Adelaide Konder para Escola Básica Adelaide Konder.
Ascensão
Já em 1977 o instituto escolar recebeu contribuições de terreno para a construção de melhorias, foi iniciado então em 1978 a construção do novo prédio escolar. E finalmente em 1979 iniciava a atuação de ensino até a 8ª série do 1º grau

Estudantes
no ano de 1980, Adelaide já havia 320 alunos cursando o 1º grau, em três turmas: matutino, vespertino e noturno. E devido ao aumento de estudantes, a escola sentiu a necessidade de um 2º grau, que já começou a ser implementado em 1988.

Já com um Ensino Médio, haviam 1242 alunos no 1º e 2º grau, divididos em doze turmas que funcionavam no período vespertino e onze turmas no período noturno. Hoje em dia contamos com a clientela de aproximadamente 1100 alunos dividido em 3 períodos escolares, matutino, vespertino e noturno.
Quadra
Iniciou-se em 2004 a construção da quadra escolar, para a escola e a comunidade. A quadra havia espaços reservados para a prática diferentes de modalidades de esporte, como vôlei, futebol, tênis, basquete etc. E para a felicidade dos alunos e comunidade, em 2005 a escola recebia a quadra para aulas de Educação Física, como também para a comunidade.

EMIEP
O colégio já havia sofrido diversas mudanças e reformas, bem como reparos conforme suas necessidades. No ano de 2008 a escola percebeu as exigências sociais do momento, compreendeu que ao longo dos anos houve um crescimento significativo no município, com a instalação de novas frentes de trabalho, como portos privados, estaleiros, comércio em geral, entre outros. Ela então se dedicou a estudar estas exigências do mercado e em 2010 foi implantado o Curso Técnico em Segurança no Trabalho, o nosso famoso EMIEP, que minimizaria a demanda do mercado de trabalho do município.
<--! Inserir foto -->
EMI
Se já não bastasse a implementação do Curso Técnico, em 2012 foi implantado o EMI (Ensino Médio Inovador). Funcionava em período integral, com três anos de duração, se aprofundando ainda mais nos conhecimentos escolares.
Presente
Ao longo dos últimos anos, depois de muitas ações administrativas, a escola passa por novas melhorias em sua infraestrutura, inclusive com a construção de um novo bloco que comporta salas de aula, banheiros, laboratório de informática, quadra com alambrado, um auditório, e o surgimento da EPT (antigo EMIEP) e NEM (antigo EMI).

A Escola Estadual de Educação Básica Adelaide Konder é uma das mais prestigiadas escolas do município de Navegantes.





Comentários