ANÁLISE CRÍTICA DO PENSAMENTO POSITIVISTA DE AUGUSTO COMTE
- Gremio Estudantil

- 30 de abr. de 2023
- 8 min de leitura
Escrito pela estudante - Ana Carla dos Santos
Com a Revolução Industrial, o mundo teve grandes mudanças, o que antes era feito pelos homens, começou a ser realizado por máquinas, que estavam ficando cada vez mais potentes com o intuito de ajudar a humanidade, o que era algo bom, pois assim trabalhos muito pesados poderiamser realizados por máquinas, facilitando a vida dos seres humanos.

A ciência estava ficando cada vez mais forte, com pessoas começando a pensar, nesse período a religião estava sendo deixada de lado, com a ciência tomando seu lugar. Com este pensamento, seres humanos pensavam que poderiam criar coisas, como o avião, por exemplo, o que deu muito certo, em nosso mundo foram criadas diversas coisas que ajudaram muitas pessoas, para viajar para o outro lado do mundo levaria muito tempo de uma maneira comum, porém com um avião, isso facilitou muito a vida das pessoas, em apenas algumas horas poderiam viajar para o outro lado do mundo, celulares foram criados, o que era usado para se comunicareram cartas, mas, mesmo sendo algo extremamente romântico, levava muito tempo para chegar, escrever algo hoje e levar semanas para que a pessoa receba e mais semanas para que ela responda de volta e chegue até você, porém, com avanços científicos, tudo isso ficou mais fácil, o celular com apenas uma ligação poderia fazer duas pessoas se comunicarem com apenas um clique.

Tendo em vista esse lado, se é sensato pensar que a ciência estava ajudando muito a população, tudo mais rápido e prático, porém, seres humanos são gananciosos e não vão pensar em apenas ajudar sem receber nada em troca e foi o que ocorreu, com o lado negativo para esse período foi a ganancia humana, pois tudo era construído em busca de lucro, o que movimentava a população era o lucro, se algo era criado a primeira coisa a se pensar era: isso irá me gerar quanto de dinheiro? Irei ganhar ou perder dinheiro com isso? O mundo estava em um Capitalismo exacerbado, uma máquina criada em uma empresa só era útil se gerasse lucro, e o pensamento era: se essa máquina sozinha ela pode por exemplo fabricarsapato, tudo mais rápido, ela não precisade descanso, ela não precisa de salário, ela apenas irá me gerar lucro, então para que irá servir aquele pobre homem que está trabalhando para o sustento da sua família? Ele não é uma máquina, ele é humano de carne e osso e não me trará mais benefícios que uma máquina,ele é lento, a máquinaé rápida.
Com esse pensamento foi visto que se a busca era por lucro, nada serviria um ser humano fraco e lento perto de uma máquina, ela gerará muito mais lucro que o ser humano, então as pessoas estavamsendo substituídas por máquinas, perdendo seus empregos e não teriam como sustentar suas famílias, com esse ponto percebe-se que a ciência não estava sendo um ponto positivo, estava criando desumanização, uma busca contínua pelo lucro, sem ao menos pensar no próximo,tinha tudo para ser uma coisa boa, porém com a gananciados seres humanos perdeu o controle e virou algo negativo, mas não por culpa da ciência e sim por culpa de nós, seres humanos gananciosos, que não conseguem ter um pingo de empatia, e a única coisa feita era e é olhar para si mesmo.
Augusto Comte surge nesse período de Revolução Industrial, impulsionou a busca pelo conhecimento e criou o Positivismo. Essa corrente teórica falava que o segredo para o progresso social era a disciplina e a ordem, querendo o progresso continuo da humanidade. Pensar nesse sentido de progredir, parece algo positivo para o mundo, se vamos progredir o mundo será um lugar melhor, correto? Ou não?

Augusto Comte analisando a sociedadefalava que ela precisava progredir, e que o conhecimento científico era a única forma da sociedade progredir, nenhuma outra forma, apenas a ciência. Com todo o contexto da época, percebemos que a ciência queria sim progredir, criando coisas que facilitava muito a vida dos seres humanos, porém, também gerou coisas negativas, então será que apenas focar na ciênciaera algo positivo? Pois se ela estava fazendo uma busca pelo lucro, do que adianta se apenas uma parte da sociedade estava sendo bem favorecida, apenas os mais ricos, donos de empresas estavam sendo bem favorecidos, e os pobres que estavam sendo mandados embora de seus empregos? Todos deveriam ser mais humanos e pensar, ter empatia pelo próximo, não deixar as coisas saírem do controle ao ponto de querer apenas lucro e não ligarem para o bem estar do resto da população que estava sendo menos favorecida, a pergunta continua, será que apenas a ciência vai fazer a sociedade progredir? Ou apenas uma parte da sociedade estaria progredindo e a outracaindo na miséria?

Augusto Comte falava que algo só era verdade se a razão conseguir compreender, se era comprovado, sem provas é apenas esperanças. Nesta parte do pensamento de Comte ele está certo, se você acredita em algum deus, mas nunca viu ele, nunca falou com ele, não sabe se ele existe, como pode ter certeza que ele realmente é real? Não há provas, há apenas histórias como em um livro de fantasia, o mundo é cruel, pessoas tem seus lados cruéis, tanto mal no mundo, que acabam criando em suas mentes que há um deus que irá salvar a todos, mas nada com comprovação, é apenas uma maneira de tentar preencher suas vidas e dá sentido a ela sem ficar com um vazio olhando para as desgraças do mundo. Porém, como podemos julgar alguém por ter esperanças? Não seria bom você ter esperanças que em algumlugar bem longedaqui você poderá ter uma vida calma, sem guerra, fome onde você será feliz? É tão ruim assim querer isso? Se sentir bem perto de Deus é tão ruim assim? Se o mundo é tão cruel, e você se sente bem sendo católica, satanista, ou seja, o que for que você acredita, é tão ruim assim? O mundo já é um caos, devemos deixar as pessoas serem felizes com o que elas querem, com o que elas acreditam, não precisamos de provas para isso, ninguém precisa de provas, é um fato que talvez não seja real, mas quem garante que, não é? Uma vez me deram um conselho “Se nesse lugar você se sente bem e feliz, é porque aí é sua casa”, então por qual motivo tirar a casa de alguém apenas por que quer provas? Se para uma determinada pessoa precisa de provas, não significa que para outrairá precisar, devemos pensar no próximo e respeitar as opiniões alheias, sou a favor do que te faz feliz e não do que querem impor sobre você.

O positivismo exalta a ciência, as coisas desse mundo e acho algo incrível, proporcionar valor a alguém que fez algo bom para a sociedade é algo incrívele deve ser feito sempre,as pessoas muitasvezes lutam tantopara melhorar um pouco que seja esse mundo, merecem créditos por isso, merecem ser reconhecidos. Porém discordo do pensamento quando fala que está em detrimento do mundo espiritual e da metafísica, é um pensamento compreensivo, mas aquela dúvida sempre estará “Quem criou o mundo? Da onde isso veio?” há teorias, mas ninguém conseguevir até aqui e dizerfoi assim desse jeito e apresentar provas, a igreja não conseguiu, a metafísica não conseguiu e a ciência não conseguiu, então essa questão está individual, o que você quer acreditar? Ou se não quer acreditar em nada, tudo bem, é um grandesegredo desse universo, o por que disso existir, o por que de nós seres vivos existirmos, isso sempre passará pelas nossas cabeças “Qual é o sentido da vida?”, com esse motivo, você pode exaltar quem você quiser, quer exaltar a vida? Tudo bem, quer exaltar a ciência? Tudo bem, quer exaltar Deus ou deuses? Tudo bem, quer ser egocêntrico e exaltar a si mesmo? Tudo bem também,exalte o que você quiser,é um direito seu, seu livre arbítrio, dado nesse mundopor você mesmo,contanto que você se ame e faça o bem para o próximo, está tudo bem.

Eu quero um progresso da humanidade assim como Comte, porém em minha forma de pensar, eu quero um mundo melhor, onde ninguém passe fome, onde não há roubos, assassinatos, onde as pessoas são boas e que todos possuem direitos iguais, quero o progresso de uma maneira positiva dessa forma, até se da como uma Utopia, mas é a minha Utopia, um mundo onde todos estão bem e felizes, onde você pode ser quem você é, sem essa sociedade tóxica impondo o que você deve ser e fazer,se você é LGBTQI+ você terá a vida como quiser, apenas amando quem você ama sem ser julgado, um mundo sem drogas, um mundo onde todos possam ser felizes, essa é a minha ideia de progresso da humanidade, e tudo isso não se da por meios científicos, teológicos e metafísicos, isso tudo começapor cada um de nós, nossas atitudesque mudam o mundo, então eu discordo do pensamento de Comte quando ele fala que o progresso apenas será por meios científicos, a ciência ajuda de diversas formas sim, mas o progressocomeça pelo carátere por nossas atitudes.

No Mapa Mundi, um país menos religioso é mais desenvolvido do que um país ultra religioso, isso é um fato, mas qual será o motivo para isso? Pessoas religiosas não querem a ciência? Realmente muitas pessoas negam a ciência equerem apenas deuses, porém sempre deve se pensar, a ciência fez e faz sim muitas coisas na sociedade evoluíram, como o celular que podemos nos comunicar muito mais rápido, entre outras coisas, porém com isso tudo trouxe coisas negativas, precisamos da ciência, sem ela não teríamos energia por exemplo, quem gosta de ler não teria os livros impressos com tanta facilidade e não teria e-books para ler, a ciência ajuda muito as pessoas até os dias atuais, e como já havia sido dito, devemos pensar no melhor para a sociedade, fazer um mundo melhor, ter os avançoscientíficos mas sem prejudicar nossa humanidade, os países deveriam sim trazer mais ciência para seu meio, trazer mais tecnologias não irá impedirde acreditar em seus deus ou Deus.

Hodiernamente podemos observar diversos traços do Positivismo de Comte, a ciência progrediu cada vez mais e está sempre progredindo, Comte falou algo que é verdade “A ciência muda, uma hora é verdade, mas quando é comprovado que não é mais verdadeela irá mudar”,e isso é um fato, no decorrer do tempo muitas coisas estão mudando. Com a evoluçãoda ciência conquistamos diversas coisas extremamente positivas, temos energia, celular, carro, moto, bicicleta, música, entre tantas outras coisas graças a ciência e devemos agradecer a ela, tanto que hoje em dia não conseguimos mais viver sem as coisas que a ciêncianos proporcionou, essas coisas estãoem nosso dia a dia, mensagens no WhatsApp está ali todos os dias facilitando a vida das pessoas, um simples clique, tudo evoluiu de uma maneira incrível, porém com tantas evoluções, também trouxe coisas ruins como a perda de empregos pois até os dias atuais pessoas são substituídas por máquinas, muitos empregos existentes antigamente não existem mais, um robô consegue atender ligações, existemcarros voadores, impressora 3D, entre tantasoutras coisas incríveis que apenas a ciência consegue proporcionar, curas de doenças apenas com a ciência podemos curar diversas delas,diabete pode ser tratada graçasa ciência, antigamente tantas pessoas morriampois não tinha curas para tantas coisasque hoje é perceptível que essa cura existe, vacinas, entre tantas outras coisas positivas, a COVID-19 teve essa pandemia horrível que nos manteve longe de pessoas que amamos e com a ciência veio formas de controlar essa pandemia, criadas vacinas e com a tecnologia conseguimos estudar a distância e mesmo longe falar com pessoas queridas. É muito perceptível tantas coisas boas, mas será que não existem coisas ruins no meio disso tudo? Pessoas viciadas no celular, o que prejudica até mesmo a visão e não querem ter contatos reais, possuem mais amigos no Instagram do que pessoalmente, pessoas superficiais que vivem através de uma tela, onde o consumismo está presente, pois se veem o Neymar ou algum famoso usando algo ou comendo algo já querem comprar, propagandas que levam ao consumismo, diversos fatores são pontos positivos e negativos que a ciência trouxe, então se ela consegue trazer coisas negativas ela consegue negativastambém então não podemos confiarapenas nela para o progresso da humanidade, pois só irá progredir com nós mesmos,conhecimento irá mudar pessoas e pessoas irão mudar o mundo. Eu concordo com Comte em partes, pois a ciência é sim importante, mas não devemos pensar que ela é a única que irá nos salvar,percebemos que com coisas boas que a ciência trouxeveio com elas coisas ruins.
Vamos começar a mudar nossas atitudes e assim teremos progresso para um mundo melhor, igualitário, justo, unido e feliz, onde cada um acreditano que faz a si mesmo feliz.
____________________
Escrito pela estudante Ana Carla dos Santos







Comentários