top of page

Consumo Consciente

  • Foto do escritor: Gremio  Estudantil
    Gremio Estudantil
  • 19 de dez. de 2022
  • 1 min de leitura

Numa sociedade consumista aos extremos, uma reflexão sobre a saúde do nosso planeta é de suma importânia. Acompanhe a reflexão da nossa estudante Helena Rengel.


O consumo consciente resume-se em refletir sobre as reais necessidades antes de efetuar uma compra, assim adquirindo produtos que não prejudiquem o meio ambiente, e que, ao chegarem ao final de seu uso, possam ser reciclados.

ree

Nos dias atuais, o Estado apenas se preocupa em impulsionar a economia, ou seja, produzir e vender mais. No entanto, existem questões de extrema relevância que não são debatidas, como o mau uso dos recursos naturais para a fabricação de produtos que agridem a natureza, e a falta de responsabilidade no descarte de tais itens. Quando compramos mercadorias desnecessárias e logo descartamos, temos a ilusão de que estamos jogando fora, sendo que o “fora” está dentro do nosso planeta, afetando diretamente a fauna e flora da Terra.

ree

Portanto, o consumo consciente é fundamental para a preservação da biodiversidade, onde cada pessoa deve fazer a sua parte e pensar no bem comum, assumindo um postura consciente quando se trata da aquisição de produtos. Atitudes simples como produzir menos lixo, economizar água e energia elétrica podem diminuir os impactos ambientais, favorecendo o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e comprometida com as próximas gerações.



Aprender a viver com menos consiste em mais biodiversidade. Pode-se dizer que esse é um estilo de vida voluntário, capaz de mobilizar outras pessoas através da conscientização da preservação da casa maior.


______________________

ree

Escrito pela estudante Helena Rengel



 
 
 

Comentários


  • Whatsapp
bottom of page