top of page

ESPAÇO MAKER UMA REALIDADE SONHADA

  • Foto do escritor: Gremio  Estudantil
    Gremio Estudantil
  • 7 de abr. de 2023
  • 6 min de leitura

Escrito pelo estudante Henrique de Souza


Encontrar soluções criativas para seus problemas, desenvolvimento de autonomia e instigação da criatividade, são apenas alguns dos benefícios da metodologia MAKER, que já é realidade no Adelaide Konder. O ensino MAKER mostra que os alunos são capazes de construir e desenvolver suas próprias criações, e com as tecnologias presentes nesse espaço, isso só será ampliado.


O que é o Espaço MAKER?

O Espaço MAKER é um ambiente com uma variedade enorme de materiais, ela tem como objetivo reunir grupos de alunos para discutirem ideias e juntos colocarem a mão na massa com a ajuda da tecnologia, ou não. Os estudantes que são responsáveis pela a criação dos projetos, com a mínima interferência dos professores.


O Movimento MAKER tem alguns pilares, vamos observa-los.

1- Faça:

nada melhor do que fazer e criar algo que nos expresse. E isso é um motivo para nos sentirmos completos e felizes.

2 - Compartilhe:

toda criação ou aprendizado deve ser compartilhado. É uma satisfação que todos percebem. Como não compartilhar isso?

3- Presenteie:

a sua criação conta um pouco de você. Então, por que não presentear alguém com o seu verdadeiro “eu”?

4- Aprenda:

aprender vai garantir uma existência produtiva e feliz. Então queira aprender, mesmo se você já for especialista ou experiente.

5- Equipe-se:

cada projeto exige ferramentas adequadas, que sejam baratas, acessíveis e fáceis de usar. Investir e desenvolver um acesso local vai te permitir fazer tudo o que planeja.

6- Divirta-se:

veja seu projeto também como algo divertido. Isso vai te proporcionar novas descobertas e orgulho quanto ao que você faz.

7- Participe:

não deixe de ir a seminários, festas, eventos e outras atividades com adeptos do Movimento Maker!

8- Apoie:

todo projeto precisa de apoio emocional, intelectual, financeiro, político e institucional. Contribua para um mundo melhor.

9- Mude:

a mudança é um processo natural na criação de um projeto e você deve aceitá-la. Isso vai te deixar mais conectado às coisas que você faz.

10 – Permita-se errar:

é errar para aprender. Aproveite o erro para chegar à perfeição, mas não o transforme em medo de tentar novamente.

QUAL A HISTÓRIA DO ESPAÇO MAKER?


O mundo vem evoluindo cada vez mais tecnologicamente, exigindo que educação também siga essa direção. A ajuda de máquinas para a realização de tarefas já é atual, e com ela geramos um ambiente mais produtivo e otimizado. Os Espaços MAKERS nas escolas foram feitos para que aja uma proximidade maior dos alunos com as tecnologias atuais e que eles adquirissem competências muitas vezes exigidas no mercado de trabalho.


CONVERSANDO COM OS MENTORES DO ESPAÇO MAKER


Desde fevereiro desde ano (2023), o espaço maker esta em pleno funcionamento me nossa escola, lhe convida a conhecer essa sala maravilhosa de criação? Os responsáveis por orientarem a sala MAKER são o professor Josué e a professora Juliana, no ano passado estavam dando aula em sala, mas a partir desse ano irão operar no Espaço MAKER.

ree

Todos temos a habilidade de entender como cada coisa funciona, tocando, montando e desmontando tudo o que está à nossa volta. É essa capacidade de explorar o que está ao nosso alcance que confirma a famosa frase de Aristóteles:

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”.


Durante uma manhã conversei com a orientadora da sala, Professora Juliana, que nos respondeu algumas perguntas, e curiosidades sobre esse espaço, vamos acompanhar o bate-papo.

Henrique: Professora, eu queria saber mais sobre o que é o Espaço MAKER nas escolas.

Professora Juliana: Então, o Espaço MAKER é um projeto do estado de Santa Catarina. Que iniciou no ano de 2022 e foi implantada na nossa escola em 2023 e o Espaço MAKER tem por objetivo ser um espaço criador. Um local onde os alunos possam criar de maneiras variadas.

Henrique: Quais são as disciplinas que podem usar a sala?

Professora Juliana: Então, todas as disciplinas podem usar a sala. Como é um espaço de criação sem limites. Não tem algo específico que o aluno possa criar. Então, qualquer disciplina que tem um projeto que vai fazer o aluno criar, desenvolver alguma coisa artística, seja robótica, seja na área de costura, moda, marcenaria por exemplo, eles podem estar vindo aqui na sala fazer, produzir.

ree

Henrique: Entendi. O que os alunos podem construir na sala?

Professora Juliana: Então, aqui eles podem fazer projetos, desde projetos artísticos como papel, por exemplo, cartazes, pinturas, colagens, esculturas, eles podem trabalhar na área de robótica por exemplo, a gente tem a gente ativou novamente os LEGOs que estavam guardados na escola, então eles podem trabalhar com a robótica, com o Lego, construção de equipamentos usam energia por exemplo, eles podem criar coisas artesanais podem criar tipo, utensílios com material reciclado projetos de marcenaria, trabalhando com madeira, com qualquer tipo de material, a gente tem bastante equipamento pra ser algo bem amplo.

Henrique: Como os estudantes podem usar esses equipamentos, a impressão 3D, o cortador a laser?

Professora Juliana: Então, os equipamentos eles são direcionados pros projetos. A ideia da impressora 3D e da cortadora laser não é só o que ela faça de fato o resultado né? Tipo, tentar incentivar o aluno a trabalhar com programação então no caso a ideia é que o aluno programe dentro dos aplicativos digitais, alguns projetos que serão impressos na impressora por exemplo ou finalizados só na cortadora a laser. Tanto a cortadora a laser quanto a impressora 3D elas serão manuseadas pelo professor, os projetos a serem finalizados ali são os alunos que vão criar no caso, tá? E aí é a partir do projeto mesmo que tem a finalidade de pesquisa científica assim também.

ree

Henrique: Entendi, existe sinal de internet exclusivo pra Sala MAKER?

Professora Juliana: Ainda não, mas vai ter, tá? Inclusive essa semana acredito que ainda eles venham instalar um moldem aqui pra ter um sinal só do Espaço MAKER, alguns equipamentos digitais que não chegaram ainda, a sala vai receber, por exemplo, dezoito notebooks pra ser usados aqui dentro. Então, precisa ter o sinal de internet próprio, né? Ainda não tem, mas terá.

Henrique: Exceto as máquinas já mencionadas, a máquina 3D e Laser. O que mais a senhora poderia destacar pra gente?

ree

Professora Juliana: Então... As ferramentas de marcenaria, assim tipo as chaves, serrote, serrinhas, lixadeiras, tem uma micro retífica também, equipamentos como gravadores de áudio pra trabalhar com podcast, com filmagem, tem também uma GoPro pra trabalhar com filmagem, né? Fotografia, por exemplo, temos todas as caixas de LEGO, que tem vários projetos prontos ali que podem ser reutilizados e também material como Arduino, a gente recebeu bastante também. Fios de energia, conectores, nós recebemos também alguns PVCs de canos pra trabalhar alguns projetos físicos, químicos por exemplo. Material artístico, né? Tem bastante. Eu acho que seria isso.

Henrique: Certo. Quando que essa sala pode ser usada, os estudantes podem usar ou somente na presença do professor?

Professora Juliana: A sala deve ser usada somente com a presença do professor. O professor faz o agendamento e vem aqui criar. Alguns equipamentos podem sair da sala, por exemplo algumas ferramentas, o professor pode pegar e usar em outros ambientes, os equipamentos eletrônicos eles têm que ser utilizados aqui. Pode ser agendado a qualquer momento.

Henrique: Tá bom. Qual o horário de funcionamento da Sala MAKER? Ela vai funcionar no noturno também?

Professora Juliana: Ela funciona em todos os horários. Todas as manhãs, todas as tardes e todas as noites também, todas as turmas podem usufruir do espaço não só do ensino médio, ensino fundamental também.

Henrique: É isso, muito obrigado.


SUSTENTABILIDADE

ree

Junto ao Espaço MAKER surgiu um projeto de sustentabilidade, conversamos com o segundo orientador da sala, Professor Josué, para saber mais sobre a ideia.

Henrique: Professor, você pode me dizer mais sobre o que se trata o projeto de sustentabilidade no Espaço MAKER?

Professor Josué: Um dos principais conceitos dos espaços MAKER nas escolas é difundir a sustentabilidade. Aliar a sucata e material alternativo à aprendizagem em sala de aula não é uma atividade nova na área da Educação. E os espaços MAKER são lugares ideais para reaproveitamento de sucatas. Tudo pode ser reaproveitado de alguma maneira.

Tudo pode ser reaproveitado de alguma maneira! Você tem algum eletro ou alguma sucata largada em casa? Traga pra a escola que daremos um jeito de aproveitar. Contribua com o colégio no projeto!


ESCOLA ADELAIDE KONDER: Uma escola diferente!

 
 
 

Comentários


  • Whatsapp
bottom of page