top of page

HELP NAS ESCOLA! VAMOS CONVERSAR SOBRE SÁUDE MENTAL?

  • Foto do escritor: Gremio  Estudantil
    Gremio Estudantil
  • 17 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

Projeto Help leva superação e apoio emocional aos adolescentes da nossa escola.

Projeto Help leva superação e apoio emocional aos adolescentes da nossa escola. (logo abaixo assista a palestra na íntegra que nossos estudantes tiveram)

ree

Em 2022, foram noticiados diversos casos de crises de ansiedade dentro das escolas, e até mesmo automutilação; e relatos de alunos que optaram por estudar de forma online por conta dos problemas de saúde mental, como a síndrome do pânico, depressão e fobia social. Além do Brasil liderar o ranking mundial como o país mais ansioso do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS-2022), o Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suícidio do país, aponta o DataSUS.


Ao prezar pela saúde mental e emocional dos alunos e professores, diversos colégios no estado de Santa Catarina, já formaram parcerias com o Projeto Help. O “Help nas Escolas”, é um meio de alcançar e ajudar pessoas, sejam do corpo discente ou docente, que enfrentam qualquer dificuldade emocional. E, esse auxílio se dá através de palestras e atividades que somam forças com as instituições de ensino, em prol do bem-estar dos alunos e funcionários, e também proporciona uma revitalização do ambiente escolar.


Até hoje, foram mais de 1500 escolas atendidas e mais de 250 mil alunos alcançados em todo o Brasil. O objetivo do projeto é promover e auxiliar o estímulo ao autoconhecimento, o gerenciamento das emoções, o bem estar nos relacionamentos, a escuta qualificada, bem como aconselhamentos e estabelecimento de vínculos de confiança.

ree

O Projeto Help, com o seu lema “Não te julgo, te ajudo”, é composto por voluntários que enfrentaram e superaram diversos problemas emocionais, dentre eles: ansiedade; depressão; trauma; síndrome de pânico; desejo e tentativa suicida. Pois visam, através das suas histórias, mostrar que há possibilidade de superação, apesar de tais barreiras parecerem intransponíveis. Portanto, o Projeto se mostra essencial haja visto os dados mencionados acima.


Dentre as atividades propostas, o Cantinho do Desabafo, visa proporcionar a escuta qualificada, onde os voluntários se disponibilizam para tal; o Tatame da Vida, que procura promover exemplos de superação através das artes marciais; e possui enfoque nas palestras, como a “Palestra Batalha dos Pensamentos”, a qual ensina o aluno a combater e neutralizar pensamentos prejudiciais à saúde mental.


*Texto de Ana Carolina Schneider Duarte - Créditos www.correiodopovo.com.br

__________________________


Palestra realizada em nossa escola... Somos gratos por essa tão importante pareceria!



 
 
 

Comentários


  • Whatsapp
bottom of page