O que são disciplinas eletivas?
- Gremio Estudantil

- 15 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Tornar a escola mais atrativa e adequada à realidade dos jovens é um fator indispensável para engajá-los na sua própria jornada de aprendizagem. Com base nisso, o governo federal aprovou a Lei 13.415/17, que prevê a reestruturação do Novo Ensino Médio até 2022. Nesse contexto, entender o que são disciplinas eletivas é fundamental para orientar e conduzir os estudantes, já que elas fazem parte do projeto proposto.

Agora, além de cursar as disciplinas tradicionais pertinentes a esse segmento, o estudante também tem acesso às disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com o seu interesse. Para tomar essa decisão de forma responsável, é preciso estar ciente sobre o novo formato e contar com o suporte dos educadores.
De acordo com as diretrizes do Novo Ensino Médio, 60% do currículo dos três anos de formação é determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já os 40% compõem a forma flexível da proposta e contemplam as disciplinas eletivas, ou seja, que poderão ser escolhidas pelo aluno, e podem ser voltadas para a formação técnica e profissional.
Entre as áreas de conhecimento que o discente pode selecionar estão Linguagens (Português, Inglês, Educação Física e Artes), Ciências Humanas e Sociais (Geografia, Filosofia, História e Sociologia), Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Formação Técnica. Vale ressaltar que a lei define que as disciplinas de Português, Inglês e Matemática são as únicas obrigatórias em todos os anos do Ensino Médio.

Muitas escolas estão se deparando com as disciplinas eletivas agora, mas há diversas instituições de ensino que já ofereciam essa possibilidade. A implementação tem como finalidade aumentar a autonomia, o engajamento e o protagonismo dos discentes, uma vez que eles passam a conduzir o seu processo de aprendizado.
Além disso, a novidade também contribui para diversificar as experiências escolares, abrindo espaço para que os jovens possam se aprofundar nas áreas de conhecimento que mais despertam o seu interesse, desenvolver projetos interdisciplinares e aprimorar as linguagens verbal, corporal, gráfica, matemática e plástica.
_______________________________
REFERÊNCIAS





Comentários