PROTAGONISMO
- Gremio Estudantil

- 22 de out. de 2023
- 2 min de leitura

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz ao longo dos seus textos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a palavra protagonismo mais de cinquenta vezes em diferentes contextos. Seja se referindo às habilidades e competências, às áreas do conhecimento ou ainda a vida pessoal e coletiva dos estudantes. Este elevado número de citações ao protagonismo reforça a necessidade de ações que possibilitem o desenvolvimento do papel do estudante como ativo em sua própria aprendizagem.
É importante pensar que uma educação mais centrada no estudante contribui para despertar os seus interesses, aumentar o engajamento com as aulas, reduzir a evasão escolar e prepará-lo para lidar melhor com os desafios da vida.
A Escola Adelaide Konder, sempre levou muito a série essa prerrogativa da BNCC em todos os componentes curriculares, nossos estudantes sempre são insentivados a assumirem seu papel imprortantíssimo de protagonismo na sua formaçõo, obviamente, sempre acompanhado pelo corpo docentes e a gestão da escola. E o Café com ciências humanas é a prova desse envolvimento da nossa escola com a premissa acima.

O Café Filosófico, que com o Novo Ensino Médio, gerou o CAFÉ COM CIÊNCIAS HUMANAS, é uma atividade que consiste no debate, na reflexão sobre um importante tema da atualidade, esse evento intelectual tem a pretensão de levar nossos estudantes a pensar em algum tema, que de uma forma ou de outro impacta a vida de todos.
Em 2022, refletimos sobre a importância da ciência, em nossa sociedade, foram vários subtemas que fizeram que nossos alunos pensassem sobre quão é importante os estudos científicos para a garantia da vida em nosso planeta.
Em 2023 os discentes de nossa unidade escolar vão refletir sobre um tema muito caro a todos que os seres humanos que habitam nosso planeta. Os recursos naturais do nosso planeta estão escassos, a poluição toma conta de nossas metrópoles, os dias estão cada vez mais quentes, as calotas polares estão com sinal amarelo, em muitos países a água está se esgotando de forma assustadora...
Nosso planeta está pedindo socorro... Por isso, a área de Ciências Humanas resolveu levar nossos estudantes a pensarem sobre a sustentabilidade. O café com ciências humanas neste ano terá dois dias. A ideia do Novo Ensino Médio é fazer com que o aluno ocupe o papel principal na jornada da aprendizagem.
Nesse projeto, ele deixa de ser apenas o receptor de informações e passa a construir o seu conhecimento em parceria e orientação do corpo docente da unidade escolar. Toda a preparação desse evento, incluindo as palestras, será feito pelos estudantes, os professores serão coadjuvantes, apenas orientando cada equipe envolvida.
CRÉDITOS
https://www.gov.br/mec





Comentários